Palavra do Presidente

Foto AmericanoEdmilson Americano, presidente da ABRACOMTAXI

É um desafio e ao mesmo tempo uma honra ter a oportunidade de presidir a ABRACOMTAXI, entidade sem fins lucrativos fundada com o compromisso de representar e lutar pelos taxistas em todo o território nacional. Queremos cada vez mais aumentar nossa representatividade, defendendo projetos que tragam benefícios para toda a categoria.
Além de congregar os taxistas, queremos que a ABRACOMTAXI sirva como um canal facilitador de comunicação entre as cooperativas e associações civis de motoristas de táxis e as autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Da mesma forma, a entidade, por meio de sua assessoria jurídica, apresentará sugestões às respectivas autoridades para a formalização de propostas que venham beneficiar a categoria.
Buscaremos, sempre quando necessário, parcerias e convênios com outras entidades a fim de aprimorarmos nosso relacionamento político em benefício dos nossos associados. O progresso econômico e tecnológico do setor deve ser uma busca constante, assim como a realização de encontros e reuniões que contribuam para o aperfeiçoamento das leis para os taxistas em geral.
Em apenas três anos de existência, já conseguimos importantes conquistas para a categoria em todo o País. Uma delas foi a isenção total dos tributos PIS e COFINS dos valores que as cooperativas recebem e repassam aos seus cooperados. A entidade também teve participação fundamental na edição da lei federal 12.865/13, que mudou a classificação do serviço de táxi - de serviço “público” para serviço de “utilidade pública”.
Outra conquista importante da ABRACOMTAXI foi a instalação, na Câmara dos Deputados em Brasília, da Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas (FRENTAXI), que terá um papel fundamental para as lutas da entidade, objetivando o aprimoramento das leis que normatizam o serviço de táxi no Brasil.
Também não podemos nos esquecer do sucesso das manifestações organizadas pela entidade em nível nacional contra os carros particulares que prestam serviços clandestinos de táxis com o apoio de aplicativos de carona remunerada. Muitas outras lutas certamente virão. Conto com o apoio de todos!